sexta-feira, 30 de novembro de 2012

BBIKE40: Ciclismo & Cicloativismo.

Massa critica: Bicicletada (termo usado na maioria das cidades brasileiras, é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, onde ciclistasskatistaspatinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas. Os principais objetivos são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

domingo, 25 de novembro de 2012

BBIKE40: Ciclismo consciente. A importância do capacete no ciclismo.



Muitos ciclistas ignoram o uso do capacete e correm sérios riscos de vida. O capacete de ciclista protege a parte de cima da cabeça, a nuca e lateral da cabeça.                                                                                                      A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) considera que os utilizadores de bicicleta devem ter consciência dos perigos que incorrem sempre que usam a bicicleta e que decidam em função do percurso e da sua própria percepção do perigo a necessidade ou não do uso do capacete.Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o capacete não é um equipamento obrigatório. No artigo 105 do Código, ele nem é mencionado. Só diz que é obrigatório para as bicicletas a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo. Mas o item é, sim, recomendado.

domingo, 18 de novembro de 2012

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

BBIKE40: Ciclismo & Cicloturismo.

Alguém duvida que pedalar faz bem. Bom final de semana a todos, e a todas. E vamos pedalar!

Vamos de bike, a cidade agradece.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BBIKE40: Ciclismo & Cicloturismo. E como nós gostamos de celebrar a bicicleta em todas as suas possibilidades, seja como esporte, transporte, locomoção,passeio e lazer. Ai vai imagens da magrela em algumas de suas possibilidades...Trilha da semana, e a pedalada noturna de todas as quintas. Vá de bike, o meio ambiente agradece.


Bicicleta não polui, não congestiona, e te deixa leve.Vai de bike!  tua saúde agradece.


Pedalada noturna, relax e leveza, pedalando nas ruas de nossa cidade. 



Descontração: Característica do pedal noturno. 



Na próxima não perca. Vem de bike você  também!





Bicicletas padronizadas e antigas, marca do pedal noturno.







quarta-feira, 14 de novembro de 2012

BBIKE40: Ciclismo consciente.O Código de Trânsito Brasileiro é muito claro sobre quem tem prioridade no trânsito: primeiro o pedestre, depois o ciclista, em seguida o transporte público e por último o carro. Infelizmente, essa regra está invertida na cabeça de muita gente.

Foto blog do Ney lima.
Deu na imprensa: Em menos de uma semana três acidentes envolvendo ciclistas, e segundo a própria imprensa, a culpa é do ciclista. Será mesmo? sim, e não, sim porque sabemos que o ir de bicicleta aqui em nossa cidade é tão desorganizado, quanto o transito de carros e motos, ciclistas sem noção e despreparados para lidar com a violência dos carros e motos. E não, por que se a cultura da bicicleta não é respeitada como veiculo de locomoção, os carros com seus motoristas não estão nem ai pra bicicleta, podendo por a culpa simplesmente por achar que bicicleta não era pra está nas ruas. Quer dizer, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. 
"Segundo informações de testemunhas que estavam no local, Evilásio Inácio (endereço e idade não informados) estava em uma bicicleta quando teria se atravessado em frente a um Pálio Weekend de cor vinho, quando se dirigia para o outro lado da rua."

"Já na segunda ocorrência, a mais grave, um moto-taxista atropelou um ciclista, que levava duas crianças."
Mais importante do que ciclovias, pra politico ganhar ibope, seria uma campanha maciça e bem feita para com os ciclistas e motoristas, quanto a importância da bicicleta para a cidade.


Ciclistas vulneráveis  e sujeito a acidentes. Em uma cidade sem espaço e nenhum direito pras bicicletas. 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

sábado, 10 de novembro de 2012

BBIKE40: Ciclismo cicloturismo & cicloativismo. Que Santa Cruz Do Capibaribe a muito tempo tem tradição em ciclismo isso não é novidade,em todas as modalidades tem muita gente boa no pedal. Mesmo com falta de eventos e os que tinham acabando como no caso, o Moda Cup e a copa Osrcarzão de mtb que não irão haver esse ano. A galera não perde tempo e vai a luta divulgar o nome de Santa Cruz nos eventos do Brasil e do mundo.

Piloto de Santa Cruz participa com destaque em competição internacional.
  Pela segunda vez atleta,  piloto de bicicross de Santa Cruz Do Capibaribe participa de uma competição internacional e dessa vez  foi em Orlando -Florida o  DISNEY CUP 2012  realizada nos dias 26,27 e 28 de outubro do corrente ano , promovida pela USA BMX e valendo pelo Rank da  UCI ( união dos ciclista internacionais ) 


 "Já e minha segunda competição internacional esse ano nos Estados Unidos.  Com  uma segunda participação tive melhores resultado nessa etapa do que a anterior, acabei ficando em 3º lugar no segundo e terceiro dia de competição  no sábado dia 27/10 e domingo dia 28/10." Falou Cleiton Mestre.
´

Ciclismo em Santa Cruz, tradição que se renova. Valeu Cleiton Mestre!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BBIKE40: Ciclismo & cicloturismo. Quinta feira como sempre galera se reuniu pra mais uma pedalada noturna, é assim, quando não vai um, vai outro, se juntam e saem de bici pela cidade. E no final uma aguá de coco bem gelada. Há ontem teve novidade, o pique do esquenta, já no final da pedalada alguns mais dispostos resolveram dar um pique meio forte, escolheram o trajeto e tome pedalar num ritmo mais forte pra esquentar mesmo. Pedal noturno é isso descontração,e alegria venha você também venha de bici sua saúde agradece.

Imagens da pedalada noturna.

Todas as quintas. Concentração sete horas, saída sete e meia em frente a fabrica rota do mar.

Bicicletas padronizadas e raras, marca do pedal noturno.

BBIKE40: Ciclovia, ciclofaixa e ciclorota. Qual a diferença? ciclista lembre-se respeite para ser respeitado.


Já que este tema está em alta e nem todo mundo sabe qual a diferença entre elas, a gente resolveu fazer este post explicativo.


  Como os próprios nomes já deixam claro, todas as modalidades incentivam o uso de bicicleta. Algumas somente para o lazer, outras para o transporte e lazer.
 O importante é deixar claro que a presença de ciclistas no espaço público não é uma questão a se concordar ou não. É um direito garantido pela Constituição e pelo Código Nacional de Trânsito: ciclistas têm os mesmos direitos de veículos, motos, ônibus e caminhões de trafegarem pelas vias de uso comum.
  Existem somente duas exceções a isso: vias que possuem um espaço exclusivo para ciclistas e vias onde há placas sinalizando a regulamentação de que esse modal é proibido, normalmente por serem vias expressas com altos limites de velocidade.
  Onde não existem estas duas exceções, ou seja, a maior parte do espaço público de todas as cidades do Brasil, a lei é clara: ciclista tem direito a trafegar nas vias de uso comum, pode ocupar uma vaga na faixa como faz um carro, e veículos e motos são obrigados por lei a manterem 1,5 m de distância lateral de cada ciclista. Em contrapartida como todos os outros meios de transporte, ciclistas devem respeitar as leis de trânsito estabelecidas e regulamentadas.
    Vamos à diferenciação de cada uma das modalidades de divisão ou compartilhamento do espaço público por ciclistas:

  CICLOVIA – ciclistas são separados do tráfego comum e dos pedestres numa faixa exclusiva delimitada com obstáculos físicos como barreiras de cimento, micropostes, etc. Ex: ciclovia da orla de Boa viagem em Recife.
  CICLOFAIXA – idêntica à ciclovia porém não tem delimitação física, apenas cores e faixas separam os ciclistas dos demais. Ex: CicloFaixa da estrada do arraial em recife.
  CICLOROTA – são vias de uso comum com sinalização de que fazem parte de uma rota indicada para ciclistas, ou seja, que devido o espaço ser compartilhado, todos devem redobrar a atenção, veículos e motos devem diminuir a velocidade e as prioridades devem ser respeitadas: o mais forte deve proteger e dar preferência ao mais fraco. Essas vias são escolhidas por ligarem pontos importantes da cidade e por terem fluxo de trânsito mais brando favorecendo os ciclistas. Ex: ciclorota do Brooklin.
CICLOFAIXA DE LAZER – é uma ciclofaixa temporária normalmente ativada aos domingos e feriados, com sinalização e suporte da companhia de trânsito para que todos possam aproveitar a bicicleta como lazer. Isso bem que poderia ser feito aqui em santa Cruz.

Por isso,o bbike40 te diz que conviver é a melhor saída para uma vida com qualidade, bem-estar, respeito e cidadania.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

BBIKE40: Ciclismo consciente.

       Santa Cruz Do Capibaribe é uma cidade que no dia a dia vai de bicicleta e não é pouca gente que tem na bicicleta seu único meio de locomoção, infelizmente falta consciência e informação pra esse verdadeiro ciclista que vai de bike todos os dias pro trabalho,escola, de casa pra o centro e etc. Ciclistas que não contam com apoio nenhum do poder publico e das autoridades de transito que só se preocupa e assim mesmo muito mal, com carros e motos, que sofre com desrespeito dos que vão em seus transportes motorizados quando na verdade os próprios motoristas eram pra apoiar e reconhecer a bicicleta no transito como um veiculo que ocupa espaço sem congestionar, e que cada bicicleta na rua é um carro a menos.Ciclista se conscientize que você é importante pra sua cidade, bicicleta não polui e ainda faz bem a saúde. mobilidade urbana depende dos pedestres e das bicicletas, respeite o ciclista! a cidade, o transito e o meio ambiente agradecem.        

Motorista, sou um ciclista numa cidade sem ciclovia. vamos ser amigos.


Ciclistas só contam com a sorte!

Total descaso com os ciclistas, falta de espaço pra ir e vir.

Respeito ao ciclista. Á cada bicicleta na rua um carro a menos.

Muitas bicicletas nas ruas de Santa Cruz. E nenhuma campanha educativa de transito. 
Motociclista: Sua pressa não vale uma vida, respeite o ciclista e pedestre.

Está provado, para pequenas distancias de bicicleta chega-se mais rápido do que em outro transporte. Como outras coisas, o carro também precisa ser usado com consciência. Pense nisso!