Cresceu, e muito nesses últimos tempos a pratica do ciclismo em nossa cidade. Claro a cidade tem uma tradição histórica em esportes duas rodas, ta ai um Bicicroos forte, um MTB também de destaque e pilotos da modalidade Speed se destacando é o caso de Davi Monteiro segundo lugar na categoria em uma prova de nível nacional.
Também é notório o uso de bicicleta nas ruas, como lazer, e como forma de locomoção diária. Cidade industrial, plana, com distancias relativamente pequenas cada vez mais a bicicleta esta em uso. Com isso surgem as demandas e consequentemente ideias e ações em prol de quem usa bicicleta.
Lei Municipal que prioriza a bicicleta no transito da cidade. Requerimento proposto pelo um vereador para beneficiar o ciclismo de lazer, importante para incentivar o uso da bicicleta, mas, importante mesmo seria uma ciclofaixa permanente para quem vai de bicicleta para o trabalho.
As fotos mostram requerimento e a lei promulgada na cidade que vai de encontro ao código de transito brasileiro e ao plano federal de mobilidade urbana, que determina prioridade no transito para quem vai de bicicleta. Claro, de leis a cidade esta cheia e no entanto não são postas em pratica muitas ficando só no papel.
Ai é onde surge a necessidade da população agir, cobrar dos seus representantes o cumprimento das mesmas. Participação ativa, ativar! Você sabe o que significa ciclo ativista? Pessoa que luta pelo direito em lei que já existe, que haja melhorias para as centenas de pessoas que trafegam de bicicleta no dia-dia.
Cicloativistas e população em geral pedindo ações e mais respeito para os ciclistas. |
É isso gente ativar, participar é preciso, não só quem usa bicicleta no dia-dia como transporte ou como esporte e lazer mas todo cidadão e cidadã, motoristas, usuários de veículos motorizados
também, afinal cada bicicleta na rua é um carro a menos consequentemente mais espaço nas vias para ambulâncias, viaturas da policia e também para você que vai de carro ou moto. Bicicleta nas ruas, transito leve cidade mais humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário