quinta-feira, 14 de maio de 2015

O transito somos nós que fazemos.

 Estudos feito pelo (Ipea) apontam que 65% da população das capitais usam transporte público. Ou seja são minoria os que vão de veiculo próprio para o trabalho e afins. Esse percentual cai para 36% nas cidades que não são capitais. 

Aqui em Santa Cruz do Capibaribe cidade onde existem quase cinquenta mil veículos motorizados registrados, fora os flutuantes é grande o numero de pessoas que vão de carro ao trabalho. 
Prioridade para o transporte individual motorizado. Ruas congestionadas, qualidade de vida baixa.

 Ir ao trabalho, buscar filhos na escola e etc. O resultado se mostra nas ruas, com a qualidade de vida caindo em nossa cidade. Mas o que é transporte publico? Entende-se por transporte publico um direito assegurado por lei para a população e uma obrigatoriedade do poder publico em suprir essa demanda. 

O transporte publico municipal é regulamentado pela prefeitura de cada Município. Aqui em nossa cidade o conceito que temos de transporte publico,( alternativo) com concessão da prefeitura é Moto Táxi, Táxi particular e o automóvel Perua Toyota.
Conceito de transporte publico (ou alternativo) em nosso município, com seus prós e contras o Toyota Bandeirantes já faz parte de nossa cultura. Carros com alto poder de poluição e que oferecem pouco conforto.

 Três  categorias distintas e importantes para o grande números de pessoas que não tem carros nem motocicletas. E útil, porque cada pessoa que opta por esse tipo de transporte consequentemente é um carro a menos nas ruas.

 Claro! Com suas limitações alguns desses modais tem caráter paliativos, já que o ideal seria transporte publico coletivo, como ônibus que transportam um numero maior de pessoas com mais segurança. 

 Em resumo; nas capitais estão sendo invertidas as prioridades quando o poder publico investe em infraestrutura para o transporte individual motorizado e não no publico coletivo. 
Serviço de Moto Táxi importante para a cidade, mas com tarifa ainda cara para grande parte da população. Motos particulares nas ruas tem aumentado e muito o numero de acidentes com sequelas.

  Aqui em nossa cidade deveria também em favor de uma melhor qualidade de vida se investir em outras formas de locomoção como bicicletas, e num transporte publico mais coletivo não só priorizar os motorizados. A cidade certamente não suportará tantos automóveis e motos futuramente.             


A bicicleta se mostra um ótimo meio de transporte para pequenas distancias (até sete km) 


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