Por que sempre a culpa é do ciclista. É comum culparem o ciclista por tantas e tantas coisas. Não entendem que a cidade nunca foi pensada para ele o ciclista, não entendem que bicicleta é a vulnerável no transito. Dizem: o ciclista geralmente está sem capacete, pessoas que não andam não tem a bicicleta como forma de locomoção e muitas vezes até para irem a padaria vão de carro, não sabem, não veem, que quem vai de bicicleta sem poluir, ocupando pouco espaço, sem congestionar, que vai a uma velocidade de no máximo dez KM hora, não precisa tanto assim de um capacete, ora, será que quem vai de bicicleta tem que andar com uma armadura para se defender da velocidade excessiva das motos, ou da tonelada de um carro. Não tem capacete que consiga amortecer a batida de um carro ou moto em uma bicicleta. Dizem: ciclista não para em sinal. Para quem anda de bicicleta no dia dia e cumpre essa regra sabe o preço que paga, bicicleta para no sinal, carros e motos se aglomeram atrás da bicicleta, abre o sinal ciclista se prepara para seguir em frente, carros não dão o tempo ao ciclista e jogam -se contra a traseira da bicicleta isso é frequente. O mesmo que critica o ciclista muitas vezes é o mesmo que apoia essa atitude por parte dos carros. Ciclistas andam na contra mão! Ora, o ciclista não polui, não congestiona, e a cidade não é pensada para ele, bicicleta vai devagar, a propulsão é humana nada mais logico do que encurtar o caminho, não tem comparação uma picape com seu motor 2.0 com toda sua potencia para uma bicicleta, a solução? Que a prefeitura coloque ciclofaixa contra fluxo ou os carros respeitem o que diz a lei. Veiculo menor tem prioridade sobre o maior. Esse texto é pra ilustrar o que quem vai no dia dia de bicicleta passa. E não é pra incentivar a falta de segurança, por que apoiamos o uso do capacete, fazer contra mão é perigoso, parar no semáforo é bom e correto. Agora, quem vai de carro ou moto, poluindo, causando acidentes, congestionando, tirando vidas, que compreenda e apoie quem faz uso da bicicleta como forma de locomoção diária, não só vejam problemas em quem vai de bicicleta. Afinal a cidade não é pensada para quem vai de bicicleta pelo contrario só favorece o transporte motorizado. Pensem nisso. Bicicleta nas ruas, transito leve cidade mais humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário