Lista com dez cidades que tratam bem quem vai de bicicleta, dar pra notar que são cidades de primeiro mundo e outras não como é o caso de Bogotá na Colômbia. Vale destacar que nem sempre essas cidades foram assim, que pra isso existir teve quer haver mobilizações, reivindicações de direitos, e muita discussão da população com seus representantes os políticos, e também a própria população aderir a bicicleta como meio de transporte.
Amsterdã (Holanda) - Considerada a capital das bicicletas. No país, existem cerca de 18 milhões de bikes para 16,5 milhões de habitantes. Ao todo, há 17.701 ciclovias e 64.336 vias, totalizando 29 mil quilômetros à disposição dos ciclistas holandeses.
Copenhagen (Dinamarca) - Foi a primeira cidade no mundo a promover o empréstimo público de bicicletas. Pelo menos 50% dos moradores da cidade usam a bicicleta como meio de transporte, uma estimativa bem maior do que a quantidade de pessoas que utilizam o carro, que é de apenas 13%. Até outubro de 2010, existiam 388 km de ciclovias e 23 km de ciclofaixas na cidade.
Bogotá (Colômbia) - Com 340 km de ciclovias, mais de 500 mil pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, ou a integram ao transporte público, já que vários pontos de ônibus possuem bicicletários gratuitos.
Curitiba (Brasil) - Com 120 km de ciclovia para 1,8 milhão de habitantes. Com seis bicicletários integrados espalhados pela capital do Paraná, a cidade é considerada uma das melhores do Brasil para andar de bicicleta. O sistema de aluguel é simples e o trajeto é monitorado por aparelhos de GPS instalados nas bicicletas.
Montreal (Canadá) - Com mais de 120 parques espalhados, Montreal, tem centenas de quilômetros de ciclovias e mais de 5.000 bicicletas disponíveis para aluguel. Há também o sistema de bicicletas públicas, que pode ser pago com cartão de crédito.
Portland (Estados Unidos) - Com mais de 480 km de ciclovias, Portland é considerada a melhor cidade para pedalar nos Estados Unidos. Cerca de 9% de seus habitantes usam a bicicleta em seus deslocamentos diários, enquanto a média nacional é de apenas 0,4%.
Basileia (Suíça) - A cidade possui ciclovias, estacionamentos e faixas exclusivas para ciclistas. E não é porque é uma cidade urbana que os ciclistas não têm segurança, pelo contrário. A bicicleta é utilizada em 23% dos deslocamentos diários realizados pelos 230 mil habitantes.
Barcelona (Espanha) - O programa de aluguel de bicicletas foi lançado em 2007. A cidade espanhola conta também com uma ciclovia que passa por toda a área metropolitana, chamada de "anel verde". No total, existem 3.250 vagas de estacionamento para bicicletas nas ruas e em garagens subterrâneas.
Pequim (China) - Pequim tem uma grande tradição na utilização das bicicletas. Hoje, existem cerca de 10 milhões de bikes que se espalham por toda a cidade. E o aluguel é barato: um modelo comum custa cerca de R$ 2,00.
Trondheim (Noruega) - Por fim, Trondheim, na Noruega. Cerca de 18% da população utiliza a bicicleta diariamente como meio de transporte. Em Trondheim existem elevadores para as bikes que levam os ciclistas nas ladeiras mais íngremes.
Bicicleta bom pra tudo e para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário