terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Amigo ciclista se conscientize de sua importância e valor para a cidade, respeitando as normas básicas de segurança no transito você contribui ainda mais para uma cidade melhor.Pedalar é legal, curta isso!

  É comum no dia dia nas ruas de nossa cidade Santa Cruz do Capibaribe, presenciarmos ciclistas descuidados, sem atenção e muitas vezes praticando imprudências no transito, apesar da bicicleta passar despercebida pelas politicas de transito atuais, sabemos que a bicicleta é considerado um veiculo no código brasileiro de transito,mas não vemos nem um reconhecimento do bem que a bicicleta faz a cidade, seja para a questão mobilidade ou mesmo para o meio ambiente. Sendo assim gera no ciclista em geral uma cultura que a bicicleta é uma coisa qualquer e se pode ir de todo jeito a sua vontade,mas apesar da cultura da bicicleta não está inserido em nossos hábitos o mau uso da bicicleta pode acarretar acidentes para seu condutor,então amigo ciclista conscientize-se da sua importância no transito e siga algumas regras básicas como...            O código de trânsito obriga os motoristas a passarem a 1,5m de você, mas não sabem disso porque não é ensinado na auto-escola (entenda aqui a importância e o motivo do 1,5m). Ande mais ou menos na linha de um terço da pista, assim não fica tão antipático quanto ocupar a pista toda , você tem espaço para desviar de buracos sem ter que ir mais para a esquerda e, principalmente, os carros vão ter que esperar até ter espaço suficiente para te ultrapassar pela outra faixa, sem te colocar em risco. E mesmo que te fechem, você ainda terá um respiro para fugir para a direita sem ter que se jogar na calçada. 

Evite andar na contramão e nas calçadas, pois isso evitará possíveis acidentes com pedestres.

Ande sempre no fluxo dos carros pela a direita, não muito perto do meio fio.
Esteja atento
Atenção a todos os movimentos do trânsito é básico. Então, colocar fone de ouvido e “esquecer” dos outros barulhos não é recomendado.
Sempre sinalize o que vai fazer, com sinais de mão. 
 Não fure o sinal. Não passe sinal vermelho com a bike, pois pode aparecer um carro em alta velocidade na transversal e você não conseguir fugir a tempo. Ou pode aparecer um pedestre atravessando a rua correndo, olhando só para o lado de onde ele espera vir o perigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário