sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ciclismo e segurança andam juntos,devemos tomar todas as medidas na questão segurança ao praticarmos algum esporte, e no ciclismo não é diferente. Existem no mercado vários tipos de peças, de todo os modelos e preços, inclusive a maioria peças de ultima geração e consequentemente caras, que para desenvolver o esporte o praticante tem que comprar. Se não vejamos o caso da pratica do Mountain bike por exemplo, onde exitem grande variedade de modelos de peças, mas qual a garantia dessas peças? como saber se elas são duráveis? ou que não vai dar defeito, por que se isso ocorrer durante um treino os danos para o ciclista pode ser muito grave, já imaginou em uma trilha por exemplo descendo uma serra um equipamento que você adquiriu pensando ter toda tecnologia de repente se quebra! ou apresenta algum defeito? e ai a quem recorrer.

Relatos frequentes em  redes sociais aqui em Santa Cruz.
Aqui em Santa Cruz é grande o numero de ciclistas de competição, e atualmente não é difícil de ver e ouvir falar que alguém teve uma peça quebrada, peça muitas vezes recém adquirida e que pelo menos não era esperado quebrar tão cedo mas quebrou, é relatos de suspensão guidão e outros. Na hora de comprar uma peça se informe sobre a data de validade, qual material é composto a peça, e qual a garantia, peça informações detalhada do produto ao vendedor e procure na hora da compra uma boa loja do ramo especializada em ciclismo. 
Relatos frequentes de peças novas que se quebram de repente.

No caso, suspensão, que já teve duas quebradas do mesmo modelo e o mesmo defeito. Trincou , no mesmo local.


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Segurança e bicicleta é bom não descuidar.

  • O debate sobre o uso do capacete entre ciclistas vem se tornando freqüente. 
  • Impacto causado por uma queda no capacete, já imaginou se fosse na cabeça?
  • No entanto, não existe ainda uma posição definida quanto a sua adoção já que não é obrigatório por lei circular nas cidades de capacete. Outra coisa é nas trilhas, o bbike40 compartilha da opinião que em trilhas,  estradões e asfalto para quem pratica a categoria speed o capacete é de suma importância para a proteção do ciclista.


Abaixo a ditadura do carro. Senhores gestores públicos, incentive outras formas de transportes e locomoção alem de carros e motos. Mais amor menos motor!

mobilidade urbana direito de todos.
Santa Cruz foi e vai de bike, basta olhar as ruas muitos usam a bicicleta como unica forma de locomoção diária.

Bicicleta em Santa Cruz! tradição que se renova.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Agora não tem desculpa para não pedalar, ferias recesso nas feiras, Moda center fechado, então o bbike40 deseja boas festas a todos os bicicleteiros e boas pedaladas também.


E como no natal todos gostam de refletir, pedir boas energias, vamos refletir o bem que faz a bicicleta, não polui não congestiona, ocupa menos espaço,humaniza o transito e ainda é ótimo para a saúde. Nesse natal sempre que puder vá de bicicleta.A cidade agradece.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Educação no transito, paz para todos.



A bicicleta é considerado um veiculo pelo código nacional de transito

Mobilidade urbana, direito de todos!
Nesse natal e final de ano, lembre-se para cada bicicleta na rua um carro a menos.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Amigo ciclista se conscientize de sua importância e valor para a cidade, respeitando as normas básicas de segurança no transito você contribui ainda mais para uma cidade melhor.Pedalar é legal, curta isso!

  É comum no dia dia nas ruas de nossa cidade Santa Cruz do Capibaribe, presenciarmos ciclistas descuidados, sem atenção e muitas vezes praticando imprudências no transito, apesar da bicicleta passar despercebida pelas politicas de transito atuais, sabemos que a bicicleta é considerado um veiculo no código brasileiro de transito,mas não vemos nem um reconhecimento do bem que a bicicleta faz a cidade, seja para a questão mobilidade ou mesmo para o meio ambiente. Sendo assim gera no ciclista em geral uma cultura que a bicicleta é uma coisa qualquer e se pode ir de todo jeito a sua vontade,mas apesar da cultura da bicicleta não está inserido em nossos hábitos o mau uso da bicicleta pode acarretar acidentes para seu condutor,então amigo ciclista conscientize-se da sua importância no transito e siga algumas regras básicas como...            O código de trânsito obriga os motoristas a passarem a 1,5m de você, mas não sabem disso porque não é ensinado na auto-escola (entenda aqui a importância e o motivo do 1,5m). Ande mais ou menos na linha de um terço da pista, assim não fica tão antipático quanto ocupar a pista toda , você tem espaço para desviar de buracos sem ter que ir mais para a esquerda e, principalmente, os carros vão ter que esperar até ter espaço suficiente para te ultrapassar pela outra faixa, sem te colocar em risco. E mesmo que te fechem, você ainda terá um respiro para fugir para a direita sem ter que se jogar na calçada. 

Evite andar na contramão e nas calçadas, pois isso evitará possíveis acidentes com pedestres.

Ande sempre no fluxo dos carros pela a direita, não muito perto do meio fio.
Esteja atento
Atenção a todos os movimentos do trânsito é básico. Então, colocar fone de ouvido e “esquecer” dos outros barulhos não é recomendado.
Sempre sinalize o que vai fazer, com sinais de mão. 
 Não fure o sinal. Não passe sinal vermelho com a bike, pois pode aparecer um carro em alta velocidade na transversal e você não conseguir fugir a tempo. Ou pode aparecer um pedestre atravessando a rua correndo, olhando só para o lado de onde ele espera vir o perigo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ciclismo não é só ciclovia: O bicicleteiro quer respeito e reconhecimento no transito. Bem vindos ao blog bbike40 uma ótima semana a todos, com boas pedaladas.

Estudos indicam As bicicletas têm uma excelente aplicação para o transporte em distâncias inferiores a 5 quilômetros chega-se rápido e bem.



 A questão bicicleta como meio de transporte, apesar de notório o bem que faz a bicicleta seja para saúde, mobilidade urbana e meio ambiente não é tão simples assim. Aqui em Santa Cruz do Capibaribe é uma constante o uso da bicicleta pela população e no entanto, não vemos uma ação minima por parte das autoridades competentes. Desestimulando assim quem quer fazer uso da bicicleta em seus deslocamentos diários, poderia se criar uma lei municipal tornando obrigatório todo espaço publico possuir bicicletários, estacionamentos para bicicletas,sinalizar as ruas também para as bicicletas, isso criaria um fator psicológico favorável ao respeito dos motoristas para com o ciclista, e vice versa. O governo federal vem fazendo a sua parte já que foi criado o  Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta (Programa Bicicleta Brasil), que tem como objetivo estimular os Estados e municípios a promoverem o uso da bicicleta como meio de transporte, de forma integrada a outros meios.

Ciclistas não são só ciclovias,. uma ação importante seria uma campanha educativa para quem usa a bicicleta como meio de transporte no dia dia, pois a bicicleta é considerado um veiculo pelo código de transito brasileiro.
Valorize o ciclista no transito, a cada bicicleta na rua,  um carro a menos.

Ciclistas e motoristas conscientes. Cidade e transito mais humano.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Os benefícios do ciclismo para as mulheres: Os benefícios vão além de fazer bem à saúde, como melhorar o poder de concentração, fortalecer os pulmões combater o stress, pois ajudam também o lado estético trabalhando os músculos das pernas, barriga e ajuda a perder aquelas gordurinhas indesejadas.

    Andar de bicicleta é uma forma divertida de queimar calorias. Mas, além de ajudar no processo de emagrecimento, realizar essa atividade com frequência também traz outros benefícios. Confira alguns modelos de treino e descubra o que a magrela pode fazer pelo seu corpo.

Para ativar a circulação

· Seu treino deve ser: básico, feito num terreno plano e mantendo o ritmo das pedaladas.
· Por que: aumenta as batidas do coração e exercita a capacidade respiratória.
· Calorias gastas por hora: 400

Para emagrecer

· Seu treino deve ser: intenso, alternando pedaladas fortes e leves em subidas e descidas.
· Por que: trabalha o máximo do seu esforço e aumenta a frequência cardíaca, o que acelera a queima de gordura.
· Calorias gastas por hora: 580

Para ganhar fôlego

· Seu treino deve ser: misto, dividido em terrenos planos e morros, com pedaladas leves e levese moderadas.
· Por que: mesclar o ritmo dos pedais favorece a resistência física e a capacidade de recuperação após o esforço.
· Calorias gastas por hora: 480
Vá de bicicleta, sua saúde agradece