quinta-feira, 30 de julho de 2015

Sustentabilidade, vamos nessa.

Ola a todos. Todos nós hoje em dia, nos pegamos falando ou ouvindo frases, vendo reportagens sobre ecologia, sustentabilidade, meio ambiente e coisas relacionadas. Pois bem, sempre focamos aqui a questão bicicleta e seus benefícios, tanto para a natureza quanto para nossa saúde e meio ambiente.

Dentro dessa temática: meio ambiente, vamos dialogar sobre o  assunto água, muito preocupante por sinal essa questão. Sabemos da escassez e provável colapso hídrico que iremos enfrentar aqui em nossa Região e Cidade. 

Falar da seca, é falar em uma naturalidade da nossa Região em ser seca. Diante disso não e a seca que tem que se acostumar com a gente, e sim nós que temos que aprender a conviver com ela. Falar em anos de descaso por parte do poder publico isso e um fato, citar investimentos que existirão e os que estão em curso, bem ou mal, também e importante.

Mas e nós o que fazemos para melhorar nosso convívio com a estiagem? Sabemos do desmatamento em nossa região, nossa flora a caatinga, agredida sendo desmatada e vendida para tantos fins. A todo momento emitimos toneladas de gases poluentes na atmosfera, principalmente com o aumento do uso de veículos motorizados isso contribui e muito com a falta de chuvas. 


 Como e nosso comportamento hoje? Sera que ainda continuamos a usar água como se ela nunca fosse acabar, lavando calçadas, carros com mangueiras, não economizando em nossos lares, sera!? Esta na hora de assumirmos nossa responsabilidade frente a este problema e procurar fazermos algo para amenizar uma situação que pode ficar bem pior. 
 Todos nós podemos ser proativos e melhorar o ambiente em que vivemos, é só querermos. 


         

domingo, 26 de julho de 2015

De bici e legal.

Incentivo e reconhecimento que cada bicicleta na Rua e um carro a menos. E Lei, a Prefeitura tem que viabilizar, apoiar e criar estruturas para quem vai de bicicleta. Bicicleta nas ruas, todos ganham.


quinta-feira, 23 de julho de 2015

Transito legal.

Ola a todos. Vamos falar um pouco sobre o que diz o Código de Transito Brasileiro sobre pedestres e ciclistas

Pedestres têm prioridade sobre ciclistas; ciclistas têm prioridade sobre outros veículos:
Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
(…)
§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela proteção aos pedestres.

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas próprias para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.
Parágrafo único. Havendo faixa, e  sinalização, deve se obedecer o semáforo. O pedestre tem prioridade em caso de estar atravessando a via e o semáforo apresentar sinal verde liberando a passagem para os veículos.




 - Quem está a pé deve andar na calçada. Os Ciclistas desmontados da bicicleta equivalem-se a pedestres, com mesmos direitos e deveres.
- Quando houver interrupção da calçada em razão de obras, o local deve ser sinalizado e uma área destinada à passagem de pedestres.

- Na hora de atravessar a rua, utilizar a faixa de pedestres se ela estiver a até 50 metros de distância. O pedestre tem prioridade caso não exista semáforo. Do contrário, deve-se obedecer a sinalização.
- Se não houver faixa, a travessia deve ser feita em sentido reto ao da via e rapidamente.

Podemos perceber uma interpretação clara do código,  que prioriza sempre o lado mais frágil no transito. 


quarta-feira, 15 de julho de 2015

Inversão de prioridades no transito.

Ola a todos. Como "anda" o pedestre? Literalmente! Ah o pedestre, que pode ser eu, você e todos os transeuntes diários que tentam se locomover usando suas pernas. Afinal em algum momento temos que ser pedestres. 
Tarefa nem sempre fácil, em uma cultura onde prevalece quem se locomove a motor. Calçadas irregulares, muito irregulares um problema histórico, que vem de anos de falta de planejamento por parte do poder publico, e também nosso quando construímos e não observamos a importância da calçada para o pedestre. Faixas de pedestres apagadas e desrespeitadas por motoristas, leis de conduta no transito ignoradas, e sem punição.
  


Ser pedestre hoje em dia e ser um intruso nas ruas, um incomodo, em tempos que valoriza-se mais o veiculo motorizado do que o ser humano, quando deveria ser o contrario. Pelo CTB Código de Transito Brasileiro e diante da lei o pedestre tem sempre prioridade no transito.

Santa Cruz do Capibaribe, onde existe um transporte a motor para cada dois habitantes cidade com alto índice de atropelamentos com mortes, principalmente envolvendo idosos precisa urgentemente de ações para a questão transito, que  priorize a vida e não o fluxo de veículos particular motorizado.



segunda-feira, 13 de julho de 2015

Todas as quintas tem!

Pedalada das Quintas: Sempre as sete e meia da noite com saída as oito horas participe! Venha em qualquer bicicleta.
Local Av Vinte e Nove de Dezembro próximo o sinal da Igreja São Cristóvão.

Compra e Vernda BBIKE40.

Duas Monaretas, bicicletas das antigas que pode ser sua. Ótimo preço. Interessados deixar comentários, nome e telefone. 

Uma ótima semana para todos.



quarta-feira, 8 de julho de 2015

Por um transito mais humano.

Cada dia que passa a questão transito se torna mais complexa e difícil. Cidades perdendo em qualidade de vida devido os transtornos causados pelo transporte motorizado. Principalmente, o particular individual motorizado. Estacionam -se em  em qualquer local, causa poluição do ar, motores cada dia mais potentes consequentemente mais velocidade é praticada nas ruas e com isso aumento nos acidentes.
Carros, e cada vez modelos maiores ocupam os espaços públicos urbanos, e claro muitos congestionamentos.


Diante desses fatos existe o veiculo bicicleta, sim! Essa mesma que vemos diariamente nas ruas, usada pelo uma boa parte da população para se deslocar ao trabalho e também no dia-dia.





Você sabia que a bicicleta e um ótimo meio de transporte para pequenas distancias. Fácil de estacionar, não ocupa muito espaço e que para pequenas distancias chega-se até mais rápido do que indo de carro.

Já pensou em fazer algo por sua cidade, pelo seu bolso, por sua saúde e a de quem está ao seu redor? Experimente ir de bicicleta sinta a liberdade, a leveza e o prazer em deixar sua cidade mais saudável e humana.

    

quinta-feira, 2 de julho de 2015

DOWNHILL: Skateboarding, Longboord, imagens iradas!

Skate Longboord, modalidade do Skate que consiste em descer picos, serras, ladeiras, quanto mais alto melhor. Esporte muito bem representado aqui em Pernambuco, com associação organizada e forte, a APED. Bem representada pelo fera do esporte em pernambuco Wilson Wanderley, grande praticante e incentivador da modalidade. Fiquemos com imagens alucinantes desse esporte magico. Tudo isso nas ladeiras de nosso Pernambuco.