quinta-feira, 4 de junho de 2015

Um transito mais humano.

 Olá a todos. Uma questão que está muito em pauta nos dias atuais é a questão transito, mobilidade, o direito de ir e vir. Assunto que afeta diretamente nossas vidas e cotidiano. Dentro dessa temática as  vezes nem percebemos algumas curiosidades, dados e considerações que envolve esse assunto.

 Você sabia que em Santa Cruz do Capibaribe, existe uma frota registrada de 47 mil veículos motorizados, sem contar os não registrados e também os flutuante (os que passam pela cidade) isso em uma população 100 mil habitantes.


E é um engano achar que o IPVA cobrado anualmente tem relação com a situação das estradas, ou das ruas, ele é apenas de uso fiscal. 50% de sua arrecadação vai para o estado e 50% fica com o município onde o veiculo foi registrado. Sendo assim nem o estado nem as cidades têm a obrigação de destinar o valor arrecadado do IPVA para nenhum fim específico, nem mesmo manutenção das vias do município. 

 Que a maioria das Ruas e Avenidas de nossa cidade o limite de velocidade é 30 ou 40 km/h. Onde se percebe claramente que não é respeitado, principalmente pelas motocicletas.

 Dados e curiosidades que nos ajudam a refletir sobre essa questão, já que o transito somos nós que fazemos.  











  




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário