Quinze dicas para enfrentar o trânsito da cidade de bicicleta
Com a greve dos trabalhadores rodoviários que acontece desde a última segunda-feira (28) na Região Metropolitana do Recife, uma das saídas é usar a bicicleta como meio de transporte. Muitas pessoas usam a magrela como veículo diariamente, mas muita gente só usa no fim de semana. Sem ônibus nas ruas, que tal ir e voltar do trabalho de bicicleta?
Se é a sua primeira vez andando de bike pelo trânsito, confira mais algumas dicas para evitar problemas:
1- Antes de sair de casa, verifique se os pneus da sua bike estão calibrados.
2- Monte um trajeto. Pesquise em um mapa o caminho mais curto e seguro, você não precisa seguir o trajeto do ônibus que costuma pegar, geralmente são mais longos.
3- Use os equipamentos de segurança, como capacete e luvas.
4- Prefira sair com uma bike sinalizada, com piscas traseiros e lanternas dianteiras, você pode voltar a noite.
5- Leve uma garrafinha de água para manter a hidratação.
6- Mantenha uma distância segura de carros e outros veículos. Tente calcular cerca de 1,5 metro.
7- Sinalize com as mãos quando você dobrar ou parar.
8- Dirija na faixa da direita, mas se mantenha longe do meio fio e evite andar na contramão.
9- Respeite a sinalização de trânsito, não se esqueça: a bicicleta é um meio de transporte.
10- Não pegue “corredores” entre carros ou ônibus.
11- Se na sua magrela não houver uma buzina, é legal andar com um apito.
12- Cuidado com a alta velocidade. Se você não for experiente, pode terminar se machucando ou colidindo em alguém ou em algo.
13- Lembre-se: se você se sentir cansado ou nervoso após levar “um tranca” de algum outro veículo, pare um pouco na calçada para respirar, tomar água e se acalmar. Depois, você continua o seu percurso.
14- Convide seus amigos e vizinhos e formem duplas ou grupos, é legal para garantir a proteção, a sociabilidade e diminuir o congestionamento. Se você estiver em grupo, avise quando avistar algum obstáculo, como lombadas ou buracos.
15- Lembre-se de levar um par de roupas para tomar banho ou trocar, caso seja uma distância longa.
A imprensa "pensa", claro, nos carros que obviamente gastam mais com publicidade.
Erro numero um: quem tem que guardar a distancia de um metro e meio são os motoristas. Erro dois: nem é todo trabalhador que tem condições de comprar equipamentos de segurança insistir nisso só espanta quem vai de bike.
Erro três: nem sempre andar perto do meio fio é sinal de segurança, o próprio código de transito não fala sobre andar perto do meio fio.
Erro quatro: parar e respirar se levar um fino!? Ora, então se admiti um erro do motorista que pode até matar o ciclista.
E, enfim, complicar a bicicleta como se ela não ocupasse pouco espaço, polui-se menos e causasse congestionamentos.
Erro numero um: quem tem que guardar a distancia de um metro e meio são os motoristas. Erro dois: nem é todo trabalhador que tem condições de comprar equipamentos de segurança insistir nisso só espanta quem vai de bike.
Erro três: nem sempre andar perto do meio fio é sinal de segurança, o próprio código de transito não fala sobre andar perto do meio fio.
Erro quatro: parar e respirar se levar um fino!? Ora, então se admiti um erro do motorista que pode até matar o ciclista.
E, enfim, complicar a bicicleta como se ela não ocupasse pouco espaço, polui-se menos e causasse congestionamentos.
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