Essas pessoas nunca pararam pra pensar por exemplo que a cidade de Santa Cruz do Capibaribe nunca foi pensada, pelo menos nenhuma digo nenhuma medida/ação, geralmente não são feitas, pensadas, em prol e beneficio da pessoa que vai de bicicleta, (Isso também acontece em outras cidades) não param pra pensar que quem vai de bicicleta nunca foi valorizado, não é dado o devido valor e importância dos benefícios que estão fazendo a sua cidade, indo de bicicleta no dia dia.
Antes de criticarem os ciclistas urbanos, esses que vão ao trabalho, usam a bicicleta em seus afazeres diários que aqui em nossa cidade é um numero considerável de pessoas por conta de ser uma cidade industrial. Ciclistas que nunca tiveram aulas de pilotagem de educação no transito, diferente de quem vai motorizado que todos sabemos o processo aulas de direção até chegar a ser habilitado e nem por isso deixam de cometer infrações que todos sabem não são poucas.
Aulas essas que ensinam que o dever do veiculo maior é dar prioridade ao menor, em uma escala que primeiro vem o pedestre, segundo a bicicleta, por ultimo o carro, só pra citar um dos muitos artigos do CTB código de transito brasileiro que prioriza pedestres e ciclistas. Lembrar sempre que quem vai de bicicleta, ou a pé, é sempre o vulnerável. Bicicleta ocupa pouco espaço, vai em velocidade baixa e a propulsão é humana, ou seja o motor, o combustível é o ser humano, que vai em cima dela. E, se, muitas vezes ele infringe algumas leis ou regras, vale salientar leis e regras que não foram pensadas para suas necessidades e sim para quem vai motorizado, é porque na maioria das vezes ele pensa em sua segurança
Como por exemplo, o ciclista avança/fura o semáforo. Ora, quem vai de bicicleta não está protegido por uma armadura de aço como é o caso de quem vai de carro, não tem a velocidade de arrancada que quem estar de carro ou moto tem. Que mal há, em, se não vindo carros no cruzamento ele preferir furar o sinal, se adiantar 200, 300 metros para fugir de todos os carros e motos que estão por trás e ao seu lado para quando abrir o sinal sair em disparada lhe ameaçando tirando-lhe finos, isso no minimo, por que até palavrão são acostumados a ouvir.
E outros casos, como andar na calçada que alem de falta de informação que estão errados, as vezes são obrigados a fazer isso por falta de espaço ou porque são jogados a sarjeta. Questão como uso do capacete - que não é obrigatório por lei - para se proteger, de que? De carros e motos em alta velocidade, se levarmos em consideração que na Avenida Vinte e Nove de Dezembro como varias outras ruas e avenidas de nossa cidade são zona trinta, velocidade permitida 30 km hora e o que vemos é a maioria dos motorizados trafegar acima de sessenta, setenta e até oitenta km hora, que no caso de uma colisão com um pedestre ou ciclista, nem com capacete e uma armadura de ferro esses serão salvos de danos graves a sua pessoa.
Equipamentos, medidas de segurança são sempre importantes sim. Mas, também, fraternidade e respeito a pessoa humana no transito são essenciais. Vamos pensar o transito de forma mais humana, não usar de isonomia para todos os tipos de transportes. Talvez assim com propostas, discussão, debates, opinião sem preconceito todos juntos e misturados, fazer ou chegar um dia a um transito melhor e mais respeitoso para todos.
Vamos de bicicleta para pequenas distancias, sua saúde, a cidade e o meio ambiente agradecem. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário