quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BBIKE40: Ciclismo & Cicloativismo.Fique por dentro.

   O Ministério das Cidades possui uma série de programas (Bicicleta Brasil, Bra­sil Acessível e PlanMob). Todos buscam conscientizar a população, profissionais ligados ao segmento de transportes e urbanismo e também gestores públicos, quanto ao uso de transportes coletivos e com menor emissão de gases poluentes nas cidades.

Projeto brasileiro

Para o Ministério das Cidades, a inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos é um importante elemento para a construção de cidades sustentáveis, além de ser uma “forma de inclusão social, de redução e eliminação de agentes poluentes e melhoria da saúde da população”.
Bicicletário na Holanda
Bicicletário na Holanda. O país é referência em transporte cicloviário.
Para incentivar a inclusão da bicicleta nos sistemas de transportes, o governo federal investiu no período de 2005 a 2009, R$ 12 milhões em ações de Apoio a Projetos de Circulação Não Motorizada e  R$ 4,4 milhões na integração de ciclovias a Rede de Transporte Público, num total de 57 projetos.
“A bicicleta é fundamental. Com ela, você pode acessar um metrô, um terminal de ônibus e não necessariamente vir de carro. Vamos cuidar mais do meio ambiente, diminuindo a emissão de poluentes”, disse Marcio Fortes, ministro das Cidades, durante atividades do Dia Mundial Sem Carro, em Brasília, quando prometeu mais investimentos na construção de ciclovias e bicicletários em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário