Nós que andamos de bicicleta pra cima e pra baixo com a maior facilidade e desenvoltura, geralmente não paramos pra pensar que muita gente por um motivo ou outro não sabe ainda andar de bicicleta, por isso vamos postar hoje algo que possa contribuir para que quem não sabe possa aprender: Para quem afirma “não sei nada”, e este "não saber nada" significa na verdade um não sei pedalar, a solução costuma ser um acompanhamento individual. A maioria que não aprendeu a pedalar foi certamente por razões que nada têm a ver com falta de equilíbrio e coordenação motora. Normalmente isso ocorreu por algum motivo e razão, a bicicleta virou um bicho. Nada mais que isso.
Nunca é tarde para aprender a pedalar. Tem vergonha? Bobagem!
Ok! Não custa tentar. É fácil.
Para quem nunca pedalou:
1 Utilize uma bicicleta que seja um pouco pequena para o aluno. Ele deve sentir-se seguro, sentir que não está preso e, que se algo sair errado irá conseguir apoiar os pés no chão e pular fora.
O quadro feminino costuma ser bom por que não tem o tubo superior.
Evite, contudo, usar uma bicicleta muito pequena ou infantil.
2. Ajuste a altura do selim de forma que o aluno sentado seja capaz de apoiar completamente os pés no chão. Os joelhos devem ficar um pouco dobrados. Pense que o futuro ciclista vai sair andando sentado na bicicleta; portanto, se ele ficar nas pontas dos pés se sentirá inseguro.
3. Ajuste o manete para ter só o freio traseiro funcionando. Evite freios de funcionamento muito brusco. O frear deve ser suave.
4. Amarre um dos pedais ao quadro para que o pé de vela não gire. Dê preferência a que os dois pedais fiquem na horizontal.
5. Os pneus devem estar um pouco mais vazios que sua calibragem normal para evitar que a bicicleta pule ou transmita sensações bruscas.
Onde começar?
Escolha uma rua, um parque ou qualquer outro local tranqüilo, bem pavimentado, plano, sem obstáculos e com um declive suave.
O primeiro contato com a bicicleta:
1. Sente o aluno na bicicleta e mostre a ele que ela não morde!
2. Deixe-o com a bicicleta para se acostumar e relaxar.
3. Mostre a ele que, se retirar os dois pés do chão ao mesmo tempo, a bicicleta não irá capotar como em desenho animado.
4. Fique do lado do aluno e faça-o ficar com os dois pés suspensos no ar por uns segundos. Repita o exercício algumas vezes.
5. Lembre sempre que quanto mais relaxado o ciclista, mais tempo a bicicleta demora para desequilibrar.